Carta do Editor

Editor Note

Prezados Leitores,

Com muita alegria apresentamos aos leitores a RDTA 50, um acontecimento muito relevante para a comunidade científica brasileira do direito tributário. Posso afirmar com absoluta tranquilidade que poucas revistas brasileiras alcançam tamanha longevidade. Celebramos nesta edição quarenta anos da Revista Direito Tributário Atual. Nesta edição celebramos, ainda, a quinquagésima edição, outra meta bastante desejada.

A RDTA 1, disponível a todos no nosso sítio: https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/1922/1745, traz a publicação do extrato dos estatutos do IBDT, no qual pode ser lido o objetivo institucional “divulgação da doutrina”. Esse objetivo foi manifestado pelo fundador e presidente do IBDT, Ruy Barbosa Nogueira, ao lançar a RDTA, numerada como coletânea, prevendo uma perenidade. Curiosamente, naquela edição um jovem tributarista publicou seu artigo, assim como o faz nesta RDTA 50. Nosso presidente Ricardo Mariz de Oliveira ensina assim, fazendo.

Com essas homenagens aos nossos presidentes do IBDT, saúdo agora os articulistas desta RDTA 50, representantes de diversos estados da nossa Federação. Agradeço o esforço que fizeram ao preparar seus trabalhos e submetê-los à revisão científica criteriosa dos avaliadores, a quem, juntamente com a equipe editorial, também rendo os meus mais sinceros agradecimentos.

O índice desta RDTA 50 revela por si só o que tem sido feito para o aprimoramento do estudo do direito tributário no Brasil. As peleias se travam no campo e, no direito, isso se dá nos periódicos científicos. Na RDTA 50 isso não poderia ser diferente, dando aos leitores a oportunidade de ler e formar cada um o seu próprio convencimento, ou até melhor, não formar convencimento algum, apenas apreciar as diferentes posições, com a liberdade que muitas vezes não se vê sequer na academia. Viva a RDTA!

Tenham todos uma boa leitura.

São Paulo, outono de 2022,

Cordialmente,

Fernando Aurelio Zilveti

publicacaordta@ibdt.org.br