Carta do Editor

Editor Note

Prezados Leitores,

Apresentamos aos nossos leitores a RDTA 53, com artigos do mais alto nível científico. É muito prazeroso anunciar a edição da Revista, que tem mantido um elevado padrão de excelência. Além disso, da leitura dos trabalhos publicados na RDTA percebe-se o apreço dos colaboradores pela pesquisa e pelo desenvolvimento do direito tributário.

Trato nesta nota do direito tributário com pesar, pelo recente desaparecimento do grande jurista e professor Hugo de Brito Machado. O maior legado do notável professor talvez tenha sido o de despertar nos jovens leitores, como afirmam muitos deles, o amor pelo direito tributário. É muito difícil alcançar tal façanha, ainda mais numa matéria tão árida. Pois o professor Hugo de Brito Machado conseguiu e o fez por suas próprias virtudes.

Convido os leitores a percorrer as páginas das nossas mais de cinquenta edições da RDTA e verificar, senão em todas, mas na grande maioria, as notas de rodapé com o nome do professor Hugo de Brito Machado, como referência bibliográfica necessária. Isto vale, por si só, muito mais do que dizer de sua notável biografia. O que teria levado o professor Hugo de Brito Machado a ser tão citado?

Pergunto isso por ter sido ensinado a olhar, antes de iniciar a leitura de um trabalho acadêmico, as referências bibliográficas. Funciona como ler uma receita gastronômica, pois, pelos ingredientes utilizados, é possível prever, de algum modo, o resultado. Assim, quando ler um trabalho acadêmico e, na bibliografia, encontrar o nome, o “ingrediente científico” Hugo de Brito Machado, o resultado sempre será bom.

Pois bem, o “ingrediente científico” de Hugo de Brito Machado não está no campo maniqueísta das posições acadêmicas extremadas, mas na simplicidade doutrinária. O que encanta o estudante que tem seu primeiro contato com o direito tributário, é isso mesmo, a simplicidade doutrinária, de um professor que nos deixou, mas se perpetuou com sua obra.

Boa leitura!

São Paulo, outono de 2023.

Fernando Aurelio Zilveti

publicacaordta@ibdt.org.br