Carta do Editor-chefe

Prezados Leitores,

Após a publicação da edição número 1, constituída essencialmente por artigos de renomados especialistas estrangeiros em tributação internacional, oriundos do ambiente acadêmico e do mercado profissional, apresentamos agora aos leitores a edição número 2, na qual se buscou reservar um espaço maior aos autores nacionais, já consagrados ou àqueles que despontam como promessas consistentes na área do Direito Tributário Internacional.

Em termos qualitativos podemos afirmar, com segurança, que a presente edição não deve em nada à anterior, o que revela o amadurecimento da doutrina brasileira, cada vez mais sintonizada com as tendências do setor e próxima do elevado padrão dos grandes centros internacionais.

A partir da próxima edição – número 3 – a Revista de Direito Tributário Internacional Atual passará a seguir os rigorosos critérios estabelecidos para as avaliações da CAPES/Qualis, como o processo de avaliação Double Blind Peer Review, índice de exogenia de autores, periodicidade semestral, número mínimo de artigos por ano etc. Neste sentido, esperamos obter num futuro próximo o reconhecimento do caráter científico da RDTI-Atual nos sistemas de avaliação acadêmica da Qualis.

No início de 2018 promoveremos uma chamada de artigos com divulgação aberta e direcionada a todos os interessados em publicar na nossa revista, de qualquer Estado do país ou do exterior. Como antecipamos, o processo seletivo obedecerá aos parâmetros impostos pela CAPES/Qualis, especialmente no que toca à exogenia e à dupla revisão cega. Além, é claro, do próprio controle de qualidade do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).

Não temos dúvidas de que este trabalhoso processo contribuirá significativamente para o desenvolvimento do Direito Tributário Internacional no Brasil.

Contamos com a sua participação.

Cordial saudação

Roberto França de Vasconcellos

rdtiatual@ibdt.org.br