Fundamentos Republicano-democráticos da Legalidade Tributária
Óbvios Ululantes e não Ululantes
Palavras-chave:
legalidade tributáriaResumo
Em face das numerosas discussões acadêmicas relativas à eficácia social dos direitos tributários fundamentais, este trabalho opta por se debruçar sobre a eficácia jurídica - pré-requisito da eficácia social - de um desses direitos, a Legalidade Tributária, investigando-lhe os fundamentos constitucionais da República e da Democracia. Como esses são temas versados com freqüência pela doutrina, poder-se-ia eventualmente cogitar de classificá-los como temas teoricamente óbvios, como na metáfora “óbvios ululantes”. Não é assim, porém, sobretudo pela grande escassez na concretização prática das exigências decorrentes desses princípios constitucionais superiores. Analisa-se, preliminarmente, a legalidade propriamente dita, tanto genérica quanto tributária, além da sua condição de direito fundamental. Mas a essência deste trabalho está na investigação das noções de República - caracterizada fundamentalmente pela representatividade - e de Democracia - caracterizada pelo governo do povo, segundo o princípio da maioria, preservados os direitos das minorias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.