A Competência da União para tributar a Renda, nos Termos do art. 43 do CTN
Palavras-chave:
poder de tributarResumo
O presente trabalho busca propor limites ao poder de tributar a renda no ordenamento jurídico brasileiro. Primeiro, analisa-se a Constituição da República de 1988, demonstrando que ela não limita sozinha a dita competência. Esses limites, estabelecidos pela Constituição de forma genérica precisam ser especificados pela lei complementar.
Focam-se os princípios da capacidade contributiva, da renda líquida e da realização da renda, para se fazer uma leitura atualizada do Código Tributário Nacional, propondo uma ponderação dessas normas, bem como da Justiça Fiscal, para, então, se tentar caracterizar a renda disponível mencionada pelo Código. Propõe-se como objeto do Poder de Tributar da União, aqui especificamente, apenas a aquisição de disponibilidade de acréscimo patrimonial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.