Presunções e Ficções Legais no Direito Tributário e no Imposto sobre a Renda
Palavras-chave:
tributaçãoResumo
As ficções e presunções revelam-se como técnicas de legislação adequadas e muitas vezes necessárias para garantir maior eficiência e praticidade na tributação. Não representam, como alguns autores ainda defendem, uma tributação sobre o que não existe, sobre o que se sabe falso. Ficções e presunções legais devem ser compatíveis com os princípios constitucionais tributários no que não se diferem das demais normas tributárias. No Imposto sobre a Renda, as ficções e presunções legais revelam-se importante instrumento para disciplinar um tributo complexo por definição, visto a partir de conceitos indeterminados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.