ICMS na Importação de Mercadorias e Triangulação Interna de Operações
uma Nova Perspectiva Pós-DN CAT 3 e Convênio 85 de 2009
Palavras-chave:
ICMSResumo
No sistema do ICMS importação de mercadorias, vários são os potenciais conflitos de competência, que são acentuados quando ocorre a triangulação interna de operações após a importação, ou seja, a mercadoria importada não é enviada para o importador, mas para um sujeito de um negócio jurídico posterior e subjacente. Para uma apresentação de uma solução possível para estes conflitos, recorreu-se ao direito comparado, especialmente, vinculados às Diretivas do IVA da UE, além de uma análise da Decisão Normativa CAT 3 e o Convênio Confaz 85, de 2009, e seus possíveis impactos no rearranjo na alocação destas capacidades tributárias ativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.