Um Regime para a Tributação Internacional
Perspectivas para o Brasil
Palavras-chave:
tributação internacionalResumo
A ideia de um regime para a tributação internacional consiste na percepção de que algumas regras nucleares do Direito Tributário internacional chegaram a um nível de estabilização suficiente para serem consideradas integrantes do Direito internacional. Contudo, a maioria dos defensores desta ideia propõe a consolidação de regras que foram estabelecidas em consonância com o princípio da universalidade da tributação. Partindo de uma perspectiva inspirada no pensamento de Klaus Vogel, segundo o qual a tributação das situações internacionais seria perfeitamente justificada tanto do ponto de vista da eficiência econômica quanto da justiça tributária pelo princípio da territorialidade, o artigo apresenta as regras que deveriam ser defendidas por países em desenvolvimento, como o Brasil, na eventualidade de futuras discussões com vistas à construção do regime.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.