Breves Considerações sobre a Digitalização da Economia e seus Impactos na Tributação

Autores

  • Nicholas Guedes Coppi PUC-SP
  • Thiago Santos da Silva PUC-SP

Palavras-chave:

economia digital, tributação, ICMS, tecnologia, sistema tributário

Resumo

Neste artigo, procura-se demonstrar como a revolução da economia digital está provocando relevantes impactos em âmbito tributário, uma vez que as estruturas tradicionais de tributação baseiam-se na intermediação das transações, na territorialidade das atividades e na tangibilidade dos bens. A economia digital produz, portanto, um vácuo decorrente da minimização e, até mesmo eliminação dos intermediários na realização dos negócios jurídicos. Diante desse cenário, a tarefa de identificação e controle das materialidades tributáveis torna-se mais complexa, demandando um debate a respeito de conceitos tradicionais estabelecidos na doutrina e na jurisprudência tributárias para que possa acompanhar a evolução e o impacto derivado dessas novas tecnologias. É, desse modo, imperioso que se repense o sistema tributário, à luz desse novo paradigma econômico, sob pena de que as Administrações Tributárias, sujeitadas a esse novo panorama, utilizem-se de velhas categorias para atingir novas situações derivadas da digitalização da economia, provocando, por certo, evidente caos tributário e nítido rompimento com os mandamentos insertos na Constituição da República, atingindo especialmente os diretos fundamentais do particular.

Biografia do Autor

Thiago Santos da Silva, PUC-SP

Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo. Mestrando em Direito Tributário (PUC-SP). Especialista em Direito Tributário (IBET).

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Coppi, N. G., & da Silva, T. S. (2019). Breves Considerações sobre a Digitalização da Economia e seus Impactos na Tributação. Revista Direito Tributário Atual, (42), 358–371. Recuperado de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/695

Edição

Seção

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)