REFORMA TRIBUTÁRIA E A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA TRIBUTAÇÃO ÓTIMA
DOI:
https://doi.org/10.46801/2595-6280-rdta-45-13Palavras-chave:
TEORIA DA TRIBUTAÇÃO ÓTIMA, POLÍTICA TRIBUTÁRIA, ECONOMIA, REFORMA TRIBUTÁRIA, DIREITO TRIBUTÁRIOResumo
É ponto pacífico a necessidade de uma reforma tributária eficiente para que o Brasil possa recuperar a sua competitividade no comércio internacional, gerando riquezas para empresas e pessoas naturais. Todas as mudanças no sistema tributário realizadas nas últimas décadas não conseguiram criar o arcabouço legal que gerasse segurança jurídica e menor impacto no setor econômico. O campo de estudo é o Sistema Tributário, tendo como objetivo a verificação da aplicação da Teoria da Tributação Ótima à reforma tributária brasileira em tramitação no Congresso Nacional. A metodologia (método) adotada na presente pesquisa é a descritiva, com a verificação da eventual existência de estudos prévios que fundamentem as propostas de reforma apresentadas ao Congresso Nacional, bem como uma análise bibliográfica acerca da Teoria da Tributação Ótima. O resultado da pesquisa demonstra os pontos positivos da aplicação da Teoria da Tributação Ótima na reforma do sistema tributário brasileiro, concluindo-se que a reforma tributária, que observa-se a aludida teoria, resultaria em um sistema tributário eficiente, que poderia diminuir o custo tributário para pessoas e empresas, resultando, assim, em mais desenvolvimento ao Brasil.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luiz Guedes da Luz Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.