Crise Financeira Mundial, Mobilidade do Capital e Concorrência Fiscal entre os Estados
Palavras-chave:
concorrência fiscalResumo
Este artigo mostra a reação de alguns Estados-membros da OCDE em termos tributários para combater a crise financeira global e como a concorrência entre os países pode influenciar num justo equilíbrio entre a necessidade de receita pública e recuperação econômica. Além disto, duas questões também são discutidas. A primeira, se medidas unilaterais teriam sentido e a segunda, se haveriam limites para os Estados introduzirem medidas fiscais protecionistas. Uma comparação é feita com o Brasil, que aparentemente não sentiu os efeitos da crise e sequer introduziu medidas fiscais que facilitassem a competição das companhias brasileiras com operações e investimentos no exterior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.