Análise Crítica acerca do ICMS Ecológico e Repartição Ecológica do ICMS
Palavras-chave:
ICMS ecológicoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar de forma crítica o que atualmente tem se convencionado chamar de ICMS ecológico. Partindo da premissa de que não se trata de um instrumento tributário, mas, sim, de um instrumento financeiro, faz-se uma apreciação sistêmica dos dispositivos constitucionais de defesa do meio ambiente, juntamente com os mecanismos de intervenção econômica de que o Estado dispõe para a consecução de tal fim, especialmente a tributação indutora. Analisa-se os seus limites e traça-se as diferenças fundamentais entre a tributação ambiental e a tributação ambientalmente orientada, considerando, ainda, as principais características do ICMS, para poder se diferenciar o ICMS ecológico do uso do ICMS como verdadeiro instrumento de defesa do meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.