"Receitas Tributáveis" e "Hipóteses de não Incidência Tributária"
IRPJ, CSL, PIS, Cofins e a Atividade de Intermediação de Serviços Turísticos
Palavras-chave:
receita tributávelResumo
O artigo analisa o conceito de "receita tributável" aplicável ao IRPJ, CSL, PIS e Cofins, identificando na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional a hipótese de não incidência tributária sobre "ingressos provisórios" decorrentes da intermediação de serviços de turismo. Analisa aquela "receita" e este "ingresso provisório" diante do princípio da capacidade contributiva e da proibição ao confisco. A contabilidade é apontada como instrumento importante para a segregação destas hipóteses, inclusive por sua força probatória. São analisadas decisões administrativas e judiciais sobre o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.