O Abuso de Direito
Uma Análise no Direito Comparado
Palavras-chave:
direito comparadoResumo
A questão referente à adoção, pelo contribuinte, de técnicas para amenizar ou afastar o seu ônus tributário, é tratada pela legislação de muitos Estados. A análise do direito comparado demonstra que estes países utilizam diferentes mecanismos destinados a regular essas técnicas de economia de impostos. Sob o enfoque da doutrina e da jurisprudência francesa, belga e alemã, além de questões relacionadas à Comunidade Européia e aos Tratados de Bitributação, será analisado, neste texto, o instituto do abuso de direito, que pode apresentar conexões com o conceito de fraude à lei e de simulação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.