A Disciplina dos Preços de Transferência no Brasil
uma Avaliação
Palavras-chave:
preços de transferênciaResumo
O Brasil adotou uma legislação relativa aos preços de transferência há aproximadamente 12 anos. Decorrido esse tempo, é preciso avaliar a sistemática introduzida com o objetivo de se verificar a compatibilidade das medidas adotadas e a normativa internacional sobre a matéria. Nesse sentido, observa-se que as decisões dos órgãos fazendários não estão de acordo com o princípio arm’s lenght, uma vez que não existe a preocupação de se determinar um preço de mercado, mas tão-somente aplicar os métodos previstos na legislação. Além disso, o Brasil, na formatação dos métodos de apuração do preço-parâmetro, usa margens de lucro fixas, sem considerar as margens de lucro de mercado, próprias de cada segmento, o que merece uma crítica e profunda reflexão sobre a sua eficácia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.