Qual Justiça Fiscal para os Países em Desenvolvimento em um Mundo Globalizado?
Palavras-chave:
globalizaçãoResumo
A globalização trouxe um novo cenário e diferentes desafios no que se refere a justiça fiscal, jurisdição tributária e soberania. Neste sentido, devido a esta evolução, as relações existentes entre os Estados-membros da OCDE e os países em desenvolvimento devem ser reanalisadas, principalmente os princípios da residência e da territorialidade, à luz deste novo contexto cultural, econômico e político. O objetivo deste artigo é apontar como aquelas consequências podem impactar o ideal de uma justiça fiscal interestadual e o papel especial dos acordos bilaterais, a fim de alcançar o equilíbrio e a harmonização da legislação tributária local com os Acordos de Bitributação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.