Proporcionalidade e Tributação Direta no Direito Comunitário Europeu
Palavras-chave:
proporcionalidadeResumo
A partir do caso Leur Bloem, que tratou da aplicação de medidas restritivas à concessão de benefícios fiscais justificadas pela prevenção do abuso, o Tribunal de Justiça da União Europeia fixou o paradigma do exame da proporcionalidade no âmbito da tributação direta. Considerando que o Tratado da Comunidade Europeia prevê a extensão da liberdade de circulação de capitais e pagamentos para terceiros países, podendo incrementar os fluxos de investimentos entre os países europeus e o resto do mundo, o artigo evidencia a possibilidade de se arguir proporcionalidade perante eventuais discriminações dos pagamentos direcionados para ou originados do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.