Federalismo Fiscal Interno e Integração Tributária Europeia
Quadro Legislativo Geral e Assuntos Atuais
Palavras-chave:
federalismo fiscal, integração tributária europeia, autoridades locais e regionais, transferência de competência tributária, autonomia fiscal, mercado comum, legislação da União EuropeiaResumo
Esse artigo objetiva determinar as condições de acordo com as quais as autoridades locais e regionais podem exercer sua competência tributária ao mesmo tempo em que cumprem as obrigações nos termos da legislação da União Europeia (UE). Além disso, busca-se avaliar a possibilidade de combinar novas transferências de competências tributárias dentro dos Estados-membros com o sucesso do Mercado Comum. O resultado da análise da legislação da UE e precedentes judiciais é que, em muitos aspectos, a legislação da UE não apenas restringe o exercício, pelas autoridades locais e regionais, de competência fiscal autônoma que lhes foi atribuída na ordem legal interna, mas também limita a autonomia dos Estados-membros para organizar a distribuição de competência tributária nos diferentes níveis de poder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.