Ilusão Financeira, Carga Tributária Brasileira e Interdisciplinariedade
Palavras-chave:
ilusão financeira, transparência fiscal, Direito Financeiro, finanças públicas, Direito TributárioResumo
O presente estudo fornece reflexões teóricas sobre o problema da ilusão financeira e da transparência fiscal, relacionando-o às questões epistemológicas que envolvem a relação entre Direito Financeiro e Ciência das Finanças, e que podem justificar o recente desapego de jus-financistas frente a temas propriamente interdisciplinares de investigação. Nesse sentido, são lembrados alguns exemplos que demonstram a manifestação da ilusão financeira nas estruturas financeiras contemporâneas, cujo maior exemplo reside na elevada carga tributária aplicada aos contribuintes brasileiros e sua surpreendente passividade frente a esta situação. O ideal de transparência fiscal, nesse aspecto, remonta-se como limitador necessário para técnicas fiscais que se aproximem da teoria da ilusão financeira. Portanto, revela-se oportuno o estudo desses dois institutos, por sua vez intrinsecamente vinculados entre si, e que podem - ou não - impulsionar reflexões interdisciplinares a partir de determinados temas de relevo, como é o caso da peculiar carga tributária brasileira contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.