Aspectos Constitucionais da não Cumulatividade dos Tributos no Brasil
Palavras-chave:
Direito Tributário, não cumulatividade, princípios, regras, IPI, ICMS, contribuições sobre receita e faturamentoResumo
O presente trabalho trata da não cumulatividade dos tributos na Constituição brasileira de 1988, com enfoque predominantemente analítico. Parte-se da distinção estrutural entre princípios e regras, sendo aqueles “mandamentos de otimização” e essas “mandamentos definitivos”, na busca por se definir a estrutura lógica das normas constitucionais que tratam da não cumulatividade dos tributos. São abordadas as normas relativas ao IPI, ao ICMS e às contribuições sobre receita e faturamento, visando à definição de seu modo de aplicação, em especial, no que se refere à possibilidade de gradações e ponderações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.