Análise do Caso Carlão
Exploração da Imagem por Pessoa Jurídica e a Necessidade de Propósito Negocial
Palavras-chave:
tributário, direito de imagem, reclassificação de rendimentos, propósito negocial, Caso CarlãoResumo
O artigo tem como objetivo analisar caso julgado pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) envolvendo a tributação por meio de pessoa jurídica de rendimentos decorrentes da exploração da imagem do jogador de vôlei Carlão, além de rendimentos da atividade de atleta profissional e prêmios. Referidos rendimentos foram originalmente apurados por pessoa jurídica da qual o atleta era sócio e foram redirecionados pelo Fisco para a pessoa física do jogador, sendo tributados pelo Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), devido à inexistência de propósito negocial e à inadequação do tipo de pessoa jurídica eleito. Com o presente trabalho busca-se examinar a partir de um estudo de caso o cabimento ou não de se exigir a figura do propósito negocial como elemento necessário à legitimação de planejamento tributário.
Referências
BARRETO. Paulo Ayres. Planejamento tributário: perspectivas teóricas e práticas. Revista de Direito Tributário, São Paulo: Malheiros, v. 105, 2009, p. 52-61.
BOBBIO. Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. Tradução de Maria Celeste C. J. Santos. 10ª ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.
GONÇALVES NETO. Alfredo de Assis. Direito da Empresa. 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.
GRECO, Marco Aurélio. Planejamento tributário. São Paulo: Dialética, 2004.
MARCONDES, Rafael Marchetti. A tributação do direito de imagem de artistas e esportistas. São Paulo: Quartier Latin, 2017.
______. Serviços personalíssimos prestados por pessoas jurídicas: uma análise do caso Guga. Revista de Direito Tributário Contemporâneo, São Paulo: Revista dos Tribunais, v. 6, maio/jun. 2017, p. 47-61.
MARCONDES, Sylvio. Questões de direito mercantil. São Paulo: Saraiva, 1977.
TORRES, Ricardo Lobo. Curso de direito financeiro e tributário. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Direito Tributário Atual
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.