Os Três Objetivos da Tributação
Palabras clave:
tributaçãoResumen
A atual discussão nos Estados Unidos da América envolve a reforma do sistema tributário, na qual deverá ser decidido se a base da tributação deve tomar como referência a renda ou o consumo. Nesta discussão, os argumentos lançados têm partirti do de critérios tradicionais de avaliação da política fiscal, que são: a eficiência, a eqüidade e a praticidade.
Aqueles que defendem a utilização exclusiva do imposto sobre o consumo argumentaram ser ele mais vantajoso em relação a estes três critérios. Se esta tese estiver correta, torna-se difícil compreender a razão pela qual a maioria dos Estados tributa tanto a renda quanto o consumo e, ainda, porque países como os Estados Unidos adotam o imposto sobre a renda de forma exclusiva, como um substituto do imposto sobre consumo.
Neste artigo será observado que esta discussão desconsidera os objetivos da tributação na era moderna, que são: (1) aumentar as receitas para as atividades desempenhadas pelo Estado; (2) atenuar a desigualdade na distribuição da riqueza; e (3) regulamentar a atividade econômica privada.
Tomando em consideração estes objetivos, torna-se evidente que tanto o imposto sobre a renda quanto o imposto sobre o consumo têm um papel a desempenhar na política fiscal moderna. Evidencia-se, ainda, que os EUA devem seguir o caminho de outros países desenvolvidos, que empregam estas duas espécies de impostos em âmbito federal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.