In Dubio pro Contribuinte nas Competências Tributárias

os Direitos Fundamentais embasam a Tese?

Autores/as

  • Filipe Silvestre Lacerda Bastos

Palabras clave:

Estado, tributação, direitos fundamentais, competência tributária, in dubio pro contribuinte

Resumen

Em nome da defesa de direitos fundamentais, como o direito de propriedade e o de liberdade, surgem ideias que defendem uma proteção prévia ao contribuinte. Ao que parece, apesar de concepções diversas, compartilham da premissa da visão do tributo como forma de restrição grave e excepcional do Estado no patrimônio e na liberdade do indivíduo. Assim, há proximidade com ideias libertárias.
Portanto, no presente trabalho, o objetivo é examinar se é possível o in dubio pro contribuinte no plano das competências tributárias, em outras palavras, se a postura prévia favorável ao contribuinte é possível de ser defendida na verificação da abrangência das competências tributárias trazidas pela Constituição de 1988.

Biografía del autor/a

Filipe Silvestre Lacerda Bastos

Mestrando em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Advogado. Procurador do Municí­pio do Rio de Janeiro.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

Bastos, F. S. L. (2015). In Dubio pro Contribuinte nas Competências Tributárias: os Direitos Fundamentais embasam a Tese?. Revista Direito Tributário Atual, (34), 70–90. Recuperado a partir de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/161

Número

Sección

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)