A Garantia da Transparência, Constituição do Crédito Tributário e Evolução da Interpretação Constitucional

Autores/as

  • Gustavo Vettorato Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP

Palabras clave:

transparência, contencioso, administrativo, tributário, interpretação

Resumen

A garantia constitucional à transparência da Administração Pública deve ser aplicada em sua totalidade aos procedimentos administrativos tributários, em especial, quanto aos entendimentos da própria Fazenda Pública sobre a norma tributária oriundos de decisões do contencioso administrativo. Os procedimentos administrativos de constituição do crédito tributário são a real síntese da sociedade aberta da interpretação constitucional, pois demanda efetiva participação dos mais diversos indivíduos e entidades. Mediante uma análise de sociedade de pluralidade de intérpretes das normas é possível a aplicação da transparência ao público em geral dos entendimentos fazendários, influindo na constituição do crédito tributário, em um ambiente de maior segurança jurídica e isonomia. Da análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, pode-se afirmar a conformação de norma vigente pela possível abertura e divulgação geral dos entendimentos e informações da Administração Tributária, ressalvados dados de identificação e especificação de contribuintes, pela própria aplicação da garantia à transparência.

Biografía del autor/a

Gustavo Vettorato, Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP

GUSTAVO VETTORATO, advogado em Mato Grosso e professor voluntário de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestrando acadêmico em Direito Constitucional e Sociedade pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET/CAEJ) e Direito Constitucional (IDP), ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF/MF).

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Vettorato, G. (2021). A Garantia da Transparência, Constituição do Crédito Tributário e Evolução da Interpretação Constitucional. Revista Direito Tributário Atual, (40), 236–249. Recuperado a partir de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/487

Número

Sección

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)