A TRIBUTAÇÃO DA RENDA E NA TRANSFERÊNCIA DE BENS A BENEFICIÁRIOS (DOMICILIADOS NO BRASIL) PROVENIENTES DE TRUST CONSTITUÍDO NO EXTERIOR:

O PROBLEMA DA QUALIFICAÇÃO JURÍDICA

Autores

  • Tiago Luiz de Moura Albuquerque IBDT

DOI:

https://doi.org/10.46801/2595-7155-rdtia-n9-8

Palavras-chave:

direito tributário, trust, Imposto de Renda, ITCMD, beneficiário, qualificação, consideração econômica

Resumo

Há uma complexidade para análise da repercussão tributária decorrente de trust constituído no exterior, quando o beneficiário é residente fiscal no Brasil. A discussão sobre a incidência tributária passa pela compreensão das relações jurídicas surgidas a partir da constituição do trust. Principalmente, há dificuldade de assimilação e qualificação do patrimônio que forma o trust quanto à sua titularidade pelo trustee e pelo beneficiário. Defende-se aqui que o problema de qualificação do patrimônio pode ser enfrentado a partir de uma análise respaldada pela consideração econômica.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Albuquerque, T. L. de M. (2021). A TRIBUTAÇÃO DA RENDA E NA TRANSFERÊNCIA DE BENS A BENEFICIÁRIOS (DOMICILIADOS NO BRASIL) PROVENIENTES DE TRUST CONSTITUÍDO NO EXTERIOR:: O PROBLEMA DA QUALIFICAÇÃO JURÍDICA. Revista De Direito Tributário Internacional Atual, (9), 241–272. https://doi.org/10.46801/2595-7155-rdtia-n9-8

Edição

Seção

Artigos