A TRIBUTAÇÃO DA RENDA E NA TRANSFERÊNCIA DE BENS A BENEFICIÁRIOS (DOMICILIADOS NO BRASIL) PROVENIENTES DE TRUST CONSTITUÍDO NO EXTERIOR:
O PROBLEMA DA QUALIFICAÇÃO JURÍDICA
DOI:
https://doi.org/10.46801/2595-7155-rdtia-n9-8Palavras-chave:
direito tributário, trust, Imposto de Renda, ITCMD, beneficiário, qualificação, consideração econômicaResumo
Há uma complexidade para análise da repercussão tributária decorrente de trust constituído no exterior, quando o beneficiário é residente fiscal no Brasil. A discussão sobre a incidência tributária passa pela compreensão das relações jurídicas surgidas a partir da constituição do trust. Principalmente, há dificuldade de assimilação e qualificação do patrimônio que forma o trust quanto à sua titularidade pelo trustee e pelo beneficiário. Defende-se aqui que o problema de qualificação do patrimônio pode ser enfrentado a partir de uma análise respaldada pela consideração econômica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tiago Luiz de Moura Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.