OS PARADIGMAS DA TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL COMO INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃO EXTERNA

Autores

  • Antonio José Ferreira Levenhagen

DOI:

https://doi.org/10.46801/2595-7155-rdtia-n6-2

Palavras-chave:

DOMINAÇÃO EXTERNA, FLORESTAN FERNANDES, OCDE, LIGA DAS NAÇÕES, TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL

Resumo

O objetivo do artigo é investigar se a estrutura da Tributação Internacional auxilia ou contribui para a efetividade do quarto padrão de dominação externa identificado por Florestan Fernandes, denominado “Imperialismo Total” ou “Capitalismo Corporativo/Monopolista”. Para tanto o artigo analisa as especificidades deste modelo sociológico, tomando como marco teórico, principalmente, a obra “Capitalismo Dependente e Classes Sociais na América Latina”, apontando então uma possível lacuna tributária. Depois, é apresentada de forma breve a origem dos princípios e regras que regem o direito tributário internacional até os dias atuais, com detalhes acerca das motivações e conclusões dos trabalhos da Liga das Nações durante a década de 20. Por fim, o trabalho propõe a tese principal de que a Convenção Modelo para evitar a Bitributação da OCDE funciona como o instrumento de dominação externa do “Capitalismo Corporativo”, imprescindível para assegurar a retirada do excedente econômico dos países da periferia e o acúmulo do capital nas nações capitalistas desenvolvidas.

Biografia do Autor

Antonio José Ferreira Levenhagen

Mestrando em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com pesquisa voltada para a “Economia Digital, Reforma do Sistema Tributário Internacional e Impactos sobre Países em Desenvolvimento”. Bacharel em Direito pela PUC-MG. Consultor Tributário do Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados em Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Levenhagen, A. J. F. . (2022). OS PARADIGMAS DA TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL COMO INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃO EXTERNA. Revista De Direito Tributário Internacional Atual, (6), 35–56. https://doi.org/10.46801/2595-7155-rdtia-n6-2

Edição

Seção

Artigos