O Princí­pio da Não Discriminação no Direito Tributário Internacional

Autores

  • Antônio Augusto Souza Dias Júnior

Palavras-chave:

não discriminação, tributação internacional, legislação doméstica

Resumo

O presente artigo pretende analisar o princípio da não discriminação no direito tributário internacional, sob a perspectiva da OCDE em comparação com sua aplicação nos tratados tributários brasileiros. Serão analisados precedentes nos dois campos de aplicação do princípio da não discriminação, numa tentativa de compreender o alcance do princípio em cada área.
A abordagem parte de uma concepção geral do princípio da não discriminação até chegar ao princípio da não discriminação no direito tributário internacional. A relação entre a legislação tributária brasileira e o princípio da não discriminação presente nos tratados assinados pelo Brasil também será discutida, no sentido de se verificar a coerência entre as normas internas e as convenções internacionais.

Biografia do Autor

Antônio Augusto Souza Dias Júnior

Procurador da Fazenda Nacional em Campinas

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Dias Júnior, A. A. S. (2018). O Princí­pio da Não Discriminação no Direito Tributário Internacional. Revista De Direito Tributário Internacional Atual, (3), 11–34. Recuperado de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTIAtual/article/view/509

Edição

Seção

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)