IRPJ e CSLL sobre o Lucro Presumido na Permuta de Imóveis

Autores

  • Pedro Guilherme Gonçalves de Souza USP - Pós Graduação

Palavras-chave:

permuta, imobiliário, lucro presumido, receita bruta, capacidade contributiva

Resumo

Em 2014, a Receita Federal do Brasil - RFB - emitiu parecer afirmando que o valor do imóvel recebido em permuta por empresa no lucro presumido, com ou sem recebimento de torna, deve ser reconhecido como receita, logo, tributado pelo IR e pela CSLL. O raciocínio parte da equiparação da compra e venda à permuta pela lei civil, e da definição de receita no revogado artigo 31 da Lei nº 8.981/1995.
Este trabalho testa a acuidade do raciocínio da RFB para verificar se, no direito positivo pátrio, a operação de permuta, historicamente neutra dada sua relevância social, sofre tributação na hipótese aventada.
O texto percorre, para tanto, o conceito de renda no sistema tributário nacional, o princípio da capacidade contributiva, o alcance das normas de direito privado e das analogias no direito tributário e a definição de receita na lei tributária e na contabilidade. Ao final, rechaça-se o entendimento da RFB.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Gonçalves de Souza, P. G. (2015). IRPJ e CSLL sobre o Lucro Presumido na Permuta de Imóveis. Revista Direito Tributário Atual, (33), 292–311. Recuperado de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/109

Edição

Seção

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)