Una Vuelta de Tuerca a la Interpretación Europea de la Cláusula Antiabuso de la “Directiva de Fusiones”
¿Hacia Motivos Económicos Válidos de “Alto Voltaje”?
Palavras-chave:
Direito Tributário, União Europeia, diretivas, cláusula antiabuso, planejamento tributário, motivos econômicosResumo
O presente artigo comenta recente decisão da Corte Europeia de Justiça sobre a cláusula antiabuso sob a perspectiva da diretriz da UE 90/434, que trata de fusões. A decisão comentada do caso Foggia SGPS trata da cláusula antiabuso da UE 90/434 e sua aplicação sobre o propósito econômico. O autor critica o teste de sustentabilidade do propósito negocial nas operações de restruturação societária. A CEJ assumiu, segundo o autor, uma posição substancialista, que investiga a motivação material do negócio jurídico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.