Regime dos Auxílios Estatais em Matéria Tributária no Âmbito da União Europeia e sua Interpretação pela Comissão Europeia e pela CJUE
seria o Fim da Autonomia dos Estados-membros em Matéria de Política Fiscal?
Palavras-chave:
auxílios estatais, autonomia fiscal, Direito Comunitário europeuResumo
O presente artigo trata dos auxílios estatais em matéria tributária no âmbito do Direito Comunitário europeu. Inicialmente, será feita uma análise dos requisitos para a caracterização de um auxílio estatal, mencionando diversos precedentes jurisprudenciais da Corte de Justiça da União Europeia, que demonstram como o regime de auxílio estatal limita a autonomia fiscal dos Estados-membros. Após, será analisado o procedimento de apreciação desse instituto pela Comissão Europeia tanto em relação aos auxílios novos quanto aos auxílios existentes e suas respectivas consequências. Por fim, veremos como o regime dos auxílios estatais impacta a política fiscal dos Estados-membros e os contribuintes, bem como algumas questões que permanecem em aberto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.