A Necessidade de Instauração de Processo Administrativo Específico para a Atribuição de Responsabilidade e a Responsabilidade dos Sócios e Administradores nos Termos do Artigo 135, III, do CTN, à Luz dos Princípios do Direito ao Contraditório e à Ampla Defe
Palavras-chave:
Direito Tributário, responsabilidade tributária, sócios, administradores, processo administrativo, Certidão de Dívida AtivaResumo
O presente artigo tem por escopo demonstrar a necessidade de instauração de processo administrativo específico para a atribuição de responsabilidade tributária. Analisa-se, ainda, no âmbito da responsabilidade tributária, a hipótese específica prevista no artigo 135, III, do CTN, seus pressupostos, hipóteses de cabimento e os procedimentos necessários para sua aplicação. Por fim, é analisada a prática de atribuição de responsabilidade diretamente por inclusão na Certidão de Dívida Ativa, suas consequências práticas e o entendimento dos tribunais superiores acerca da questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.