Algumas Notas sobre Modulação das Decisões das Cortes Constitucionais no Direito Tributário
DOI:
https://doi.org/10.46801/2595-6280.51.18.2022.2235Palavras-chave:
modulação, retroatividade, prospectividade, igualdadeResumo
Este artigo apresenta algumas notas sobre a modulação de efeitos de decisões proferidas por Cortes Constitucionais. Este artigo busca demonstrar como algumas Cortes Europeias, a Suprema Corte Norte-americana e o STF lidam com a eficácia retroativa ou prospectiva de suas decisões, especialmente em matéria tributária, e com seus impactos do ponto de vista da igualdade. Este trabalho também explora se a modulação representa interferência do Judiciário no Legislativo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernando Aurelio Zilveti, Fabiana Carsoni Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.