Taxas
Aspectos Controvertidos sobre a Instituição de sua Cobrança e Destinação do Produto da Arrecadação
Palavras-chave:
taxas, base de cálculo, destinação do produto da arrecadação, taxa de turismo, constitucionalidadeResumo
O poder que legitima os entes políticos criarem taxas está embasado em parâmetros constitucionais substanciais que fundamentam os pressupostos de imposição dos tributos. Esses pressupostos provêm dos valores de uma ordem jurídica fundamental, que não pode ser violada sob justificativas de caráter meramente econômico. O presente texto objetiva demonstrar a verdadeira natureza jurídica das taxas como exações finalísticas, através do fundamento constitucional de sua cobrança com enfoque na importância da delimitação da base de cálculo e da destinação do produto da arrecadação. Será dada ênfase na instituição da taxa de turismo, assim designada genericamente como uma espécie de exação instituída e cobrada daqueles que se enquadram no conceito de turista.
Referências
CHARNESKI, Heron. Contribuições: revisitando o problema dos desvios de finalidade í luz das normas de competência tributária e de execução da despesa pública. Direito Tributário Atual. nº 33, 2015.
DE SANTI, Eurico Marcos Diniz. As Classificações no Sistema Tributário Brasileiro. Justiça Tributária, São Paulo, Max Limonad,1998.
DE SOUZA. Rubens Gomes. Taxa Municipal de Conservação de Estradas de Rodagem. Resvista dos Tribunais. nº 227, Jan. 2014.
FOLLONI, André. Ciência do Direito Tributária no Brasil: crítica e perspectivas a partir de José Souto Maior Borges. São Paulo: Saraiva, 2013.
FERRAZ, Roberto. Taxa: instrumento de sustentabilidade. São Paulo: Quartier Latin, 2013.
FERRAZ, Roberto, A Inconstitucionalidade Dinâmica da CIDE-combustíveis: a CIDE está inconstitucional? Grandes Questões Atuais do Direito Tributário. São Paulo: Dialética, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Direito Tributário Atual
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.