Multas Tributárias Inconstitucionais e o Controle pelo Poder Judiciário
DOI:
https://doi.org/10.46801/2595-6280-rdta-37-14Palavras-chave:
tributário, multa tributária, penalidade, inconstitucionalidade, redução, exclusãoResumo
Este artigo se propõe a enfrentar uma das principais teses tributárias discutidas em impugnações de contribuintes, indagando acerca da possibilidade ou não de redução de multas tributárias inconstitucionais. O problema envolve uma questão dúplice: de um lado, os contribuintes se valem da argumentação de impossibilidade de se reduzir a multa, em virtude da competência privativa para lançamento e da separação de poderes; de outro lado, a Fazenda Pública argumenta que o controle de constitucionalidade pode ser promovido em relação ao excesso da pena pecuniária. A justificativa do tema se encontra não só na interessante discussão jurídica, mas também pelo impacto que a consequência definida pode resultar em cada caso (exclusão integral ou pagamento parcial). Metodologicamente, o estudo se apropria de conceitos de ciência política e jusfilosóficos acerca do papel do Estado Moderno e Atual e da sua relação com o indivíduo, para centrar o Direito Tributário, especialmente em seu aspecto punitivo, na conformação constitucional do poder sancionador do Estado frente às garantias constitucionais. Ainda, ocupa-se de realizar revisão bibliográfica do estágio atual de discussão do tema, para, enfim, analisar, criticamente, as decisões judiciais paradigmáticas sobre o assunto, especialmente da nossa Corte Constitucional, para, enfim, formular uma posição crítica sobre o objeto de estudo. Tem-se, então, como proposta (plano de trabalho), enfrentar a tese acerca da possibilidade ou não de redução de multas tributárias inconstitucionais pelo Poder Judiciário.
Referências
AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 17. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
ARANHA, Marcio Iorio. Manual de direito regulatório. 2. ed. rev. e ampl. Coleford, UK: Laccademia Publishing, 2014.
íVILA, Humberto. Teoria da igualdade tributária. 2. Ed. São Paulo: Editora Malheiros, 2008.
BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário. 6. ed. São Paulo: Noeses, 2013.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
_____. Direito tributário: fundamentos jurídicos da incidência. 10. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
CUNHA JÚNIOR. Dirley da. Curso de Direito Constitucional. 8. ed. Salvador: Juspodivm, 2014.
FERRAJOLI, Luigi. Constitucionalismo principialista e constitucionalismo garantista. Tradução de A. K. Trindade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.
LUIZ, Vieira Fernando. Teoria da Decisão Judicial. Dos Paradigmas de Ricardo Lorenzetti í Resposta Adequada í Constituição de Lênio Streck. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.
MELO, Fábio Soares de. Processo administrativo tributário: princípios, vícios e efeitos jurídicos. São Paulo: Dialética, 2012.
MENDES, Gilmar Ferreira, COELHO, Inocêncio Mártires, BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 4. ed. São Paulo, Saraiva, 2009.
MORAIS, Jose Luis Bolzan de. Ciência política e teoria do estado. 8. ed. rev. e atual. 2. tir. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.
NETO. Diogo de Figueiredo Moreira. A principiologia no direito administrativo sancionador. Revista Eletrônica de Direito. II – 1 N º 3 7 – Janeiro/Fevereiro/Março de 2014 – Salvador – Bahia–Brasil - ISSN 1981 -187X. Disponível em: <http://www.direitodoestado.com/revista/REDE-37-JAN-2014-FLAVIO-AMARAL-DIOGO-NETO.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2016.
NOBRE JUNIOR, Edilson Pereira. Mandado de segurança e direito tributário. In: ELALI, André. Direito tributário. São Paulo: Quartier Latin, 2011. p. 715-751.
PAULSEN, Leandro. Curso de direito tributário completo. 5. ed. rev., atual e ampl. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2013.
Receita Federal do Brasil. Carga Tributária no Brasil 2015: Análise por Tributos e Bases de Incidência. Disponível em <http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/receitadata/estudos-e-tributarios-e-aduaneiros/estudos-e-estatisticas/carga-tributaria-no-brasil/ctb-2015.pdf> Acesso em 30 nov. 2016.
SCHOUERI, Luís Eduardo. Direito Tributário. 5. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Direito Tributário Atual
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.