O Critério Espacial da Regra-Matriz do ISSQN

uma Análise da Incidência Tributária à Luz da Doutrina do Construtivismo Lógico-Semântico de Paulo de Barros Carvalho

Autores

  • Mariana Costa Heluy Anna Graziella Neiva Advocacia
  • Cynthia Esteves de Andrade

Palavras-chave:

Hipótese de Incidência, ISS, Critério Espacial, Princípio da Territorialidade

Resumo

O presente trabalho pretende analisar o critério espacial da hipótese de incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, buscando entendê-lo sob a ótica da doutrina de Paulo de Barros Carvalho. Pretende-se verificar os parâmetros do critério espacial da hipótese de incidência da norma tributária, identificando, a partir do fato jurídico escolhido, inicialmente, os critérios material, temporal e espacial do ISS, com ênfase neste último. Em seguida, analisar-se-á o referido tributo à luz do princípio da territorialidade e do âmbito de vigência territorial da norma para enfrentar o problema da possível inconstitucionalidade na cobrança do ISS pelo município onde se encontra a sede da empresa geradora do tributo, quando o serviço foi realizado em município diverso, trazendo posições jurisprudenciais relevantes para o caso.

Biografia do Autor

Mariana Costa Heluy, Anna Graziella Neiva Advocacia

Graduada em Direito pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). Advogada. Assessora Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Heluy, M. C., & Andrade, C. E. de. (2020). O Critério Espacial da Regra-Matriz do ISSQN: uma Análise da Incidência Tributária à Luz da Doutrina do Construtivismo Lógico-Semântico de Paulo de Barros Carvalho. Revista Direito Tributário Atual, (44), 156–170. Recuperado de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/638

Edição

Seção

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)