O Critério Espacial da Regra-Matriz do ISSQN

uma Análise da Incidência Tributária à Luz da Doutrina do Construtivismo Lógico-Semântico de Paulo de Barros Carvalho

Autores/as

  • Mariana Costa Heluy Anna Graziella Neiva Advocacia
  • Cynthia Esteves de Andrade

Palabras clave:

Hipótese de Incidência, ISS, Critério Espacial, Princípio da Territorialidade

Resumen

O presente trabalho pretende analisar o critério espacial da hipótese de incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, buscando entendê-lo sob a ótica da doutrina de Paulo de Barros Carvalho. Pretende-se verificar os parâmetros do critério espacial da hipótese de incidência da norma tributária, identificando, a partir do fato jurídico escolhido, inicialmente, os critérios material, temporal e espacial do ISS, com ênfase neste último. Em seguida, analisar-se-á o referido tributo à luz do princípio da territorialidade e do âmbito de vigência territorial da norma para enfrentar o problema da possível inconstitucionalidade na cobrança do ISS pelo município onde se encontra a sede da empresa geradora do tributo, quando o serviço foi realizado em município diverso, trazendo posições jurisprudenciais relevantes para o caso.

Biografía del autor/a

Mariana Costa Heluy, Anna Graziella Neiva Advocacia

Graduada em Direito pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). Advogada. Assessora Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

Heluy, M. C., & Andrade, C. E. de. (2020). O Critério Espacial da Regra-Matriz do ISSQN: uma Análise da Incidência Tributária à Luz da Doutrina do Construtivismo Lógico-Semântico de Paulo de Barros Carvalho. Revista Direito Tributário Atual, (44), 156–170. Recuperado a partir de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/638

Número

Sección

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)