A não Cumulatividade da Contribuição para o PIS e da Cofins
a Restrição ao Aproveitamento de Créditos e os Limites à Atuação do Legislador Infraconstitucional
Palavras-chave:
Não cumulatividade, PIS, Cofins, livre concorrência, neutralidade, limites normativosResumo
Este artigo tem por objetivo analisar questões relacionadas ao regime não cumulativo da contribuição para o PIS e da Cofins, instituídos pelas Medidas Provisórias nos 66/2002 e 135/2003, posteriormente convertidas nas Leis nos 10.637/2002 e 10.833/2003, à luz dos princípios e regras previstos na Constituição Federal de 1988, a fim de estabelecer o alcance da não cumulatividade aplicável às referidas contribuições sociais e os limites postos à atuação do legislador infraconstitucional no desenvolvimento deste regime. Também serão analisadas algumas hipóteses de restrição ao aproveitamento de créditos e a sua inconsistência com as normas hierarquicamente superiores, buscando-se, ao final, interpretação que garanta maior coerência sistêmica.
Referências
íVILA, Humberto. O "Postulado do Legislador Coerente" e a Não cumulatividade das Contribuições. In: ROCHA, Valdir (coord.). Grandes Questões Atuais do Direito Tributário, vol. 11. São Paulo: Dialética, 2007.
BOMFIM, Diego. Tributação e Livre Concorrência. São Paulo: Saraiva, 2011.
CARVALHO, Paulo de Barros. Direito Tributário, Linguagem e Método. 3ª ed.rev.ampl. São Paulo: Noeses, 2009.
COSTA, Alcides Jorge. ICM na Constituição e na Lei Complementar. São Paulo: Resenha Tributária, 1979.
DERZI, Misabel Abreu Machado. Distorções do Princípio da Não cumulatividade no ICMS – Comparação com o IVA Europeu, in: COELHO, Sacha Calmon Navarro; et. al. (coord.). Temas de Direito Tributário - I Congresso Nacional da Associação Brasileira de Direito Tributário. Belo Horizonte: Livraria Del Rey, 1998.
FISHER, Octavio Campos. PIS-COFINS, a não cumulatividade e o problema dos "insumos". In: PEIXOTO, Marcelo M. e MOREIRA JR., Gilberto de Castro (org.). PIS e Cofins í luz da jurisprudência do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, São Paulo: MP, 2011.
LUNARDELLI, Pedro Guilherme Accorsi. Não cumulatividade do PIS e da COFINS – critérios jurídicos para apropriação de créditos. Análise dos atuais precedentes dos tribunais. In: PEIXOTO, Marcelo M. e MOREIRA JR., Gilberto de Castro (org.). PIS e Cofins í luz da jurisprudência do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. São Paulo: MP, 2011,.
SCHOUERI, Luis Eduardo. Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2011.
____________, Luís Eduardo; VIANA, Matheus Cherulli A. O Termo "insumo" na legislação das contribuições sociais ao PIS/PASEP e í COFINS: a discussão e os novos contornos jurisprudenciais sobre o tema. In: PEIXOTO, Marcelo M. e MOREIRA JR., Gilberto de Castro (org.). PIS e Cofins í luz da jurisprudência do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, São Paulo: MP, 2011.
MOREIRA, André Mendes. A não cumulatividade dos tributos. 2ª ed. São Paulo: Noeses, 2012, p. 84.
TORRES, Ricardo Lobo. O Princípio da Não cumulatividade e o IVA no Direito Comparado. In: MARTINS, Ives Grandra da Silva (coord.). Série Pesquisa Tributárias, nº 10, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Luiz Crivelli Filho, José Luiz Crivelli Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.