Marketplaces

Possibilidades e Limites à sua Responsabilização no Âmbito da Tributação Indireta

Autores

  • Dayana de Carvalho Uhdre

Palavras-chave:

marketplaces, plataformas eletrônicas, responsabilidade tributária, ICMS, IVA

Resumo

O comércio eletrônico é uma tendência em ascendência. Notadamente diante do isolamento social imposto pela COVID-19, as operações comerciais realizadas por via remota, através da tecnologia da informação ganham protagonismo. Nesse contexto, a centralidade do papel exercido pelas plataformas eletrônicas, mais conhecidas como marketplaces, não passou despercebida pelas autoridades fiscais. Tais intermediários têm sido chamados a responder pelo recolhimento do tributo incidente sobre as operações comerciais por eles operacionalizadas através de suas plataformas. O objetivo desse artigo é fazer um paralelo entre as iniciativas da União Europeia para responsabilizar tais agentes e as investidas brasileiras nesse sentido. Nosso foco é justamente analisar de forma crítica (e com pés em tendência estrangeira) essas iniciativas brasileiras.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

de Carvalho Uhdre, D. (2023). Marketplaces: Possibilidades e Limites à sua Responsabilização no Âmbito da Tributação Indireta. Revista Direito Tributário Atual, (48), 134–151. Recuperado de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/964

Edição

Seção

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)