A Classificação do Pagamento decorrente de Contrato de Garantia nos Acordos de Bitributação

Autores/as

  • Ramon Tomazela Santos

Palabras clave:

acordos de bitributação, contrato de garantia, juros, Convenção Modelo da OCDE

Resumen

O presente artigo analisa a classificação dos pagamentos decorrentes de contratos de garantia nos acordos de bitributação baseados na Convenção Modelo da OCDE, tanto na sua versão de 1963 quanto na sua versão atual (versão consolidada de 2010, com as atualizações de 2014). O estudo pretende demonstrar que o contrato de garantia não atende aos requisitos para sua caracterização como uma relação jurídica de dívida, o que constitui pressuposto essencial para a sua classificação no artigo 11 dos acordos de bitributação baseados na Convenção Modelo da OCDE.

Biografía del autor/a

Ramon Tomazela Santos

Mestrando em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade de São Paulo (USP).  Master of Laws (LL.M.) em tributação internacional na Universidade de Viena, íustria (Wirtschaftsuniversität Wien - WU). Advogado em São Paulo.

Publicado

2016-06-01

Cómo citar

Santos, R. T. (2016). A Classificação do Pagamento decorrente de Contrato de Garantia nos Acordos de Bitributação. Revista Direito Tributário Atual, (35), 339–367. Recuperado a partir de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/168

Número

Sección

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)