O Consequencialismo Decisório e a sua Relevância para o Direito Tributário
DOI:
https://doi.org/10.46801/2595-6280-rdta-38-7Palabras clave:
consequencialismo decisório, Direito Tributário, teoria argumentativa de justificação, decisões e precedentesResumen
O presente artigo tem por finalidade discutir a função desempenhada pelo argumento consequencialista no quadro de uma teoria de justificação de decisões judiciais, tema este pouco discutido na literatura brasileira (muito mais focada nas discussões relativas à modulação de efeitos de decisões judiciais) e cercado de críticas, por vezes, infundadas. Ao final, chegou-se à conclusão de que o argumento consequencialista é um argumento de justificação externa, com vocação conclusiva, necessário para a universalização e o controle de precedentes cuja força, direção e intensidade dependerão da postura que venha a ser adotada pelo juiz, diante do caso concreto, de maior ativismo ou constrição judicial. Procurou-se demonstrar em que medida o utilitarismo pode representar uma forma válida de argumentação consequencialista. Procurou-se evidenciar, também, a relevância do tema para o Direito Tributário, sobretudo mediante a análise de precedente importante em matéria tributária da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Citas
ALEXY, Robert. Teoria da argumentação jurídica – A teoria do discurso racional como teoria da fundamentação jurídica. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Forense, 2011
íVILA, Humberto. Função da Ciência do Direito Tributário: do Formalismo Epistemológico ao Estruturalismo Argumentativo. Revista de Direito Tributário Atual nº 29, São Paulo: Dialética, 2013.
íVILA, Humberto. Teoria da Segurança Jurídica. 3ª edição. São Paulo: Malheiros, 2014.
DERZI, Misabel de Abreu Machado. Modificações da jurisprudência no Direito Tributário. São Paulo: Noeses, 2009, p. 173 e 216.
DWORKIN, Ronald. Taking rights seriously. Bloomsbury, 2015.
GUASTINI, Riccardo. Interpretar y argumentar. Tradución Silvina ílvares Medina. Colección: El derecho y la justicia. Centro de Estúdios Políticos e Constitucionales: Madrid, 2014.
HART, Herbert L. A. O conceito de Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
MACCORMICK, Neil. Legal Reasoning and Legal Theory. Clarendon Law Series. Oxford: Carenden Press, 1995.
MACCORMICK, Neil. Rhetoric and the Rule of Law – A theory of legal reasoning. Law, State and Practical Reasoning Series. Oxford University Press, 2009.
PECZENIK, Aleksander. On law and reason. Law and Philosophy Library 8 Colection. New York: Springer Verlag, 2009.
RAWLS, John. Two concepts of rules. The Philosophical Review, v. 64, n. 01, 1955.
RAZ, Joseph. Between authority and interpretation – On the theory of law and practical reason. Oxford University Press, 2009.
RAZ, Joseph. Practical Reason and Norms. Oxford University Press, 1999.
SCHAUER, Frederick. Thinking like a lawyer – a new introduction to legal theory. Harvard University Press, 2012.
ROCHA, Sérgio André. Modulação de efeitos da decisão de inconstitucionalidade e consequencialismo – Instrumentos de desconstituição do Direito Dributário. Revista Fórum de Direito Tributário. Belo Horizonte: Fórum, 2013.
TÔRRES, Heleno Taveira. Segurança jurídica em matéria tributária e consequencialismo. In: Grandes questões atuais do Direito Tributário, v. 15. ROCHA, Valdir de Oliveria (Coord.). São Paulo: Dialética, 2011.
TORRES, Ricardo Lobo. O Consequencialismo e a Modulação dos Efeitos das Decisões do Supremo Tribunal Federal. Revista de Direito Tributário Atual nº 24, Dialética: São Paulo, 2009.
Jurisprudência:
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Recurso Extraordinário nº 562045-RS, Recorrente: Estado do Rio Grande do Sul. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Publicado no Diário Oficial da União de 27/11/2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Direito Tributário Atual
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.