Certidões de Regularidade Fiscal: entre Vivos, Mortos e Adormecidos, o que uma Fotografia Jurídica é Capaz de capturar?

Autores/as

  • Rodolfo Gil Moura Rebouças Instituto Brasileiro de Estudos Tributários
  • Dhiulia de Oliveira Santos Instituto Brasileiro de Estudos Tributários
  • Cristiano Moreira do Amaral Filho Instituto Brasileiro de Ensino

Palabras clave:

construtivismo lógico-semântico, quitação fiscal, certidões de situação fiscal, regularidade fiscal, exigibilidade, extinção

Resumen

O artigo trata da exigência de prova de quitação fiscal como condição para a prática de atos jurídicos. O foco é responder à seguinte questão: como devem ser interpretadas as exigências de quitação fiscal e qual é a função das certidões de situação fiscal? Adotou-se o método dedutivo, com base no referencial teórico do construtivismo lógico-semântico, e a técnica de revisão bibliográfica. Concluiu-se que: (i) a quitação serve de veículo introdutor da norma extintiva da relação jurídica originária; (ii) a exigência estrita de quitação configura sanção de conduta lícita, sendo válida apenas a exigência de regularidade fiscal; (iii) as certidões negativa de débitos e positiva com efeitos de negativa são meios de prova da regularidade fiscal; e (iv) o legislador complementar instituiu uma ficção jurídica ao equiparar os contribuintes com dívidas exigíveis, mas suficientemente garantidas por penhora, àqueles em situação regular, a fim de protegê-los contra cobranças desproporcionais.

Biografía del autor/a

Rodolfo Gil Moura Rebouças, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários

Graduado em Direito pela UFT, com período de estudos na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Mestre em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa de pós-graduação na FGV/Direito SP. Membro do Comitê Tributário da Sociedade Rural Brasileira – SRB, da Comissão de Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM e membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT. Coordenador Executivo da NEF/FGV Direito SP e professor de Direito Tributário no IBET. Advogado em Brasília.

Dhiulia de Oliveira Santos, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Advogada em Brasília.

Cristiano Moreira do Amaral Filho, Instituto Brasileiro de Ensino

Graduado em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Advogado em Brasília.

Citas

ATALIBA, Geraldo. Estudos e pareceres de direito tributário. São Paulo: RT, 1978. v. 2.

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

CARVALHO, Aurora Tomazini de. Curso de teoria geral do direito: o constructivismo lógico-semântico. 4. ed. São Paulo: Noeses, 2014.

CARVALHO, Cristiano. Ficções jurídicas no direito tributário. São Paulo: Noeses, 2008.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 31. ed. São Paulo: Noeses, 2021.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário: linguagem e método. 5. ed. São Paulo: Noeses, 2013.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário: fundamentos jurídicos da incidência. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CUNHA, Carlos Renato. A certidão positiva com efeitos de negativa e as execuções fiscais: o caso do depósito, da fiança bancária e do seguro garantia. Revista Tributária e de Finanças Públicas v. 125, nov./dez. 2015, p. 241-265.

FIUZA, César. Direito civil: curso completo. 12. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.

FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018, p. 59-78.

FONTE, Leonardo Avelar. Sanção política em direito tributário: uma proposta de definição. Revista de Direito Tributário Contemporâneo v. 8, 2017, p. 65-87.

GOMES, Orlando. Obrigações. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

MACHADO, Hugo de Brito. Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. In: MACHADO, Hugo de Brito (coord.). Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. São Paulo: Dialética; Fortaleza, CE: ICET, 2007, p. 316-347.

MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. In: MACHADO, Hugo de Brito (coord.). Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. São Paulo: Dialética; Fortaleza, CE: ICET, 2007, p. 348-367.

MAZUCATO, Thiago. Métodos. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018, p. 53-58.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 40. ed. Barueri/SP: Atlas, 2024.

MOUSSALEM, Tárek Moysés. Fontes do direito tributário. 2. ed. São Paulo: Noeses, 2006.

PACHECO, Angela Maria da Mota. Ficções tributárias: identificação e controle. São Paulo: Noeses, 2008.

PADILHA, Maria Ângela Lopes Paulino. As sanções no direito tributário. São Paulo: Noeses, 2015.

PAULSEN, Leandro. Manual das certidões negativas de débito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

PAULSEN, Leandro. O direito a certidões negativas de débitos. In: PAULSEN, Leandro (org.). Direito tributário: certidões negativas de débito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999, p. 9-68.

PEIXOTO, Daniel Monteiro. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Proposta de equacionamento teórico das causas suspensivas à luz das normas de competência tributária administrativa. In: SANTI, Eurico Marcos Diniz de (coord.). Curso de especialização em direito tributário: estudos analíticos em homenagem a Paulo de Barros Carvalho. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 601-629.

PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Tratado de direito privado, t. 24. São Paulo: RT, 2012.

SILVA, Oscar Joseph De Plácido e. Vocabulário jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

TEPEDINO, Gustavo; SCHREIBER, Anderson. Fundamentos do direito civil: obrigações. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2024. v. 2.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. A prova no direito tributário. 4. ed. São Paulo: Noeses, 2016.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Exigibilidade do crédito tributário: amplitude e efeitos de sua suspensão. In: SOUZA, Priscila de (coord.). VII Congresso Nacional de Estudos Tributários: direito tributário e conceitos de direito privado. São Paulo: Noeses, 2010, p. 365-393.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: obrigações e responsabilidade civil. 24. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2024. v. 2.

Publicado

2025-12-12

Cómo citar

Rebouças, R. G. M., Santos, D. de O., & do Amaral Filho, C. M. (2025). Certidões de Regularidade Fiscal: entre Vivos, Mortos e Adormecidos, o que uma Fotografia Jurídica é Capaz de capturar?. Revista Direito Tributário Atual, (61), 238–261. Recuperado a partir de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/2948

Número

Sección

Artigos Selecionados em Sistema de Avaliação Double Blind Peer Review