Certidões de Regularidade Fiscal: entre Vivos, Mortos e Adormecidos, o que uma Fotografia Jurídica é Capaz de capturar?
Palavras-chave:
construtivismo lógico-semântico, quitação fiscal, certidões de situação fiscal, regularidade fiscal, exigibilidade, extinçãoResumo
O artigo trata da exigência de prova de quitação fiscal como condição para a prática de atos jurídicos. O foco é responder à seguinte questão: como devem ser interpretadas as exigências de quitação fiscal e qual é a função das certidões de situação fiscal? Adotou-se o método dedutivo, com base no referencial teórico do construtivismo lógico-semântico, e a técnica de revisão bibliográfica. Concluiu-se que: (i) a quitação serve de veículo introdutor da norma extintiva da relação jurídica originária; (ii) a exigência estrita de quitação configura sanção de conduta lícita, sendo válida apenas a exigência de regularidade fiscal; (iii) as certidões negativa de débitos e positiva com efeitos de negativa são meios de prova da regularidade fiscal; e (iv) o legislador complementar instituiu uma ficção jurídica ao equiparar os contribuintes com dívidas exigíveis, mas suficientemente garantidas por penhora, àqueles em situação regular, a fim de protegê-los contra cobranças desproporcionais.
Referências
ATALIBA, Geraldo. Estudos e pareceres de direito tributário. São Paulo: RT, 1978. v. 2.
ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.
CARVALHO, Aurora Tomazini de. Curso de teoria geral do direito: o constructivismo lógico-semântico. 4. ed. São Paulo: Noeses, 2014.
CARVALHO, Cristiano. Ficções jurídicas no direito tributário. São Paulo: Noeses, 2008.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 31. ed. São Paulo: Noeses, 2021.
CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário: linguagem e método. 5. ed. São Paulo: Noeses, 2013.
CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário: fundamentos jurídicos da incidência. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
CUNHA, Carlos Renato. A certidão positiva com efeitos de negativa e as execuções fiscais: o caso do depósito, da fiança bancária e do seguro garantia. Revista Tributária e de Finanças Públicas v. 125, nov./dez. 2015, p. 241-265.
FIUZA, César. Direito civil: curso completo. 12. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.
FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018, p. 59-78.
FONTE, Leonardo Avelar. Sanção política em direito tributário: uma proposta de definição. Revista de Direito Tributário Contemporâneo v. 8, 2017, p. 65-87.
GOMES, Orlando. Obrigações. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.
MACHADO, Hugo de Brito. Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. In: MACHADO, Hugo de Brito (coord.). Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. São Paulo: Dialética; Fortaleza, CE: ICET, 2007, p. 316-347.
MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. In: MACHADO, Hugo de Brito (coord.). Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. São Paulo: Dialética; Fortaleza, CE: ICET, 2007, p. 348-367.
MAZUCATO, Thiago. Métodos. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018, p. 53-58.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 40. ed. Barueri/SP: Atlas, 2024.
MOUSSALEM, Tárek Moysés. Fontes do direito tributário. 2. ed. São Paulo: Noeses, 2006.
PACHECO, Angela Maria da Mota. Ficções tributárias: identificação e controle. São Paulo: Noeses, 2008.
PADILHA, Maria Ângela Lopes Paulino. As sanções no direito tributário. São Paulo: Noeses, 2015.
PAULSEN, Leandro. Manual das certidões negativas de débito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
PAULSEN, Leandro. O direito a certidões negativas de débitos. In: PAULSEN, Leandro (org.). Direito tributário: certidões negativas de débito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999, p. 9-68.
PEIXOTO, Daniel Monteiro. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Proposta de equacionamento teórico das causas suspensivas à luz das normas de competência tributária administrativa. In: SANTI, Eurico Marcos Diniz de (coord.). Curso de especialização em direito tributário: estudos analíticos em homenagem a Paulo de Barros Carvalho. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 601-629.
PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Tratado de direito privado, t. 24. São Paulo: RT, 2012.
SILVA, Oscar Joseph De Plácido e. Vocabulário jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
TEPEDINO, Gustavo; SCHREIBER, Anderson. Fundamentos do direito civil: obrigações. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2024. v. 2.
TOMÉ, Fabiana Del Padre. A prova no direito tributário. 4. ed. São Paulo: Noeses, 2016.
TOMÉ, Fabiana Del Padre. Exigibilidade do crédito tributário: amplitude e efeitos de sua suspensão. In: SOUZA, Priscila de (coord.). VII Congresso Nacional de Estudos Tributários: direito tributário e conceitos de direito privado. São Paulo: Noeses, 2010, p. 365-393.
VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: obrigações e responsabilidade civil. 24. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2024. v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.
