Certidões de Regularidade Fiscal: entre Vivos, Mortos e Adormecidos, o que uma Fotografia Jurídica é Capaz de capturar?

Autores

  • Rodolfo Gil Moura Rebouças Instituto Brasileiro de Estudos Tributários
  • Dhiulia de Oliveira Santos Instituto Brasileiro de Estudos Tributários
  • Cristiano Moreira do Amaral Filho Instituto Brasileiro de Ensino

Palavras-chave:

construtivismo lógico-semântico, quitação fiscal, certidões de situação fiscal, regularidade fiscal, exigibilidade, extinção

Resumo

O artigo trata da exigência de prova de quitação fiscal como condição para a prática de atos jurídicos. O foco é responder à seguinte questão: como devem ser interpretadas as exigências de quitação fiscal e qual é a função das certidões de situação fiscal? Adotou-se o método dedutivo, com base no referencial teórico do construtivismo lógico-semântico, e a técnica de revisão bibliográfica. Concluiu-se que: (i) a quitação serve de veículo introdutor da norma extintiva da relação jurídica originária; (ii) a exigência estrita de quitação configura sanção de conduta lícita, sendo válida apenas a exigência de regularidade fiscal; (iii) as certidões negativa de débitos e positiva com efeitos de negativa são meios de prova da regularidade fiscal; e (iv) o legislador complementar instituiu uma ficção jurídica ao equiparar os contribuintes com dívidas exigíveis, mas suficientemente garantidas por penhora, àqueles em situação regular, a fim de protegê-los contra cobranças desproporcionais.

Biografia do Autor

Rodolfo Gil Moura Rebouças, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários

Graduado em Direito pela UFT, com período de estudos na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Mestre em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa de pós-graduação na FGV/Direito SP. Membro do Comitê Tributário da Sociedade Rural Brasileira – SRB, da Comissão de Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM e membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT. Coordenador Executivo da NEF/FGV Direito SP e professor de Direito Tributário no IBET. Advogado em Brasília.

Dhiulia de Oliveira Santos, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Advogada em Brasília.

Cristiano Moreira do Amaral Filho, Instituto Brasileiro de Ensino

Graduado em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Advogado em Brasília.

Referências

ATALIBA, Geraldo. Estudos e pareceres de direito tributário. São Paulo: RT, 1978. v. 2.

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

CARVALHO, Aurora Tomazini de. Curso de teoria geral do direito: o constructivismo lógico-semântico. 4. ed. São Paulo: Noeses, 2014.

CARVALHO, Cristiano. Ficções jurídicas no direito tributário. São Paulo: Noeses, 2008.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 31. ed. São Paulo: Noeses, 2021.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário: linguagem e método. 5. ed. São Paulo: Noeses, 2013.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário: fundamentos jurídicos da incidência. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CUNHA, Carlos Renato. A certidão positiva com efeitos de negativa e as execuções fiscais: o caso do depósito, da fiança bancária e do seguro garantia. Revista Tributária e de Finanças Públicas v. 125, nov./dez. 2015, p. 241-265.

FIUZA, César. Direito civil: curso completo. 12. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.

FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018, p. 59-78.

FONTE, Leonardo Avelar. Sanção política em direito tributário: uma proposta de definição. Revista de Direito Tributário Contemporâneo v. 8, 2017, p. 65-87.

GOMES, Orlando. Obrigações. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

MACHADO, Hugo de Brito. Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. In: MACHADO, Hugo de Brito (coord.). Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. São Paulo: Dialética; Fortaleza, CE: ICET, 2007, p. 316-347.

MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. In: MACHADO, Hugo de Brito (coord.). Certidões negativas e direitos fundamentais do contribuinte. São Paulo: Dialética; Fortaleza, CE: ICET, 2007, p. 348-367.

MAZUCATO, Thiago. Métodos. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018, p. 53-58.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 40. ed. Barueri/SP: Atlas, 2024.

MOUSSALEM, Tárek Moysés. Fontes do direito tributário. 2. ed. São Paulo: Noeses, 2006.

PACHECO, Angela Maria da Mota. Ficções tributárias: identificação e controle. São Paulo: Noeses, 2008.

PADILHA, Maria Ângela Lopes Paulino. As sanções no direito tributário. São Paulo: Noeses, 2015.

PAULSEN, Leandro. Manual das certidões negativas de débito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

PAULSEN, Leandro. O direito a certidões negativas de débitos. In: PAULSEN, Leandro (org.). Direito tributário: certidões negativas de débito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999, p. 9-68.

PEIXOTO, Daniel Monteiro. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Proposta de equacionamento teórico das causas suspensivas à luz das normas de competência tributária administrativa. In: SANTI, Eurico Marcos Diniz de (coord.). Curso de especialização em direito tributário: estudos analíticos em homenagem a Paulo de Barros Carvalho. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 601-629.

PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Tratado de direito privado, t. 24. São Paulo: RT, 2012.

SILVA, Oscar Joseph De Plácido e. Vocabulário jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

TEPEDINO, Gustavo; SCHREIBER, Anderson. Fundamentos do direito civil: obrigações. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2024. v. 2.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. A prova no direito tributário. 4. ed. São Paulo: Noeses, 2016.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Exigibilidade do crédito tributário: amplitude e efeitos de sua suspensão. In: SOUZA, Priscila de (coord.). VII Congresso Nacional de Estudos Tributários: direito tributário e conceitos de direito privado. São Paulo: Noeses, 2010, p. 365-393.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: obrigações e responsabilidade civil. 24. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2024. v. 2.

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Rebouças, R. G. M., Santos, D. de O., & do Amaral Filho, C. M. (2025). Certidões de Regularidade Fiscal: entre Vivos, Mortos e Adormecidos, o que uma Fotografia Jurídica é Capaz de capturar?. Revista Direito Tributário Atual, (61), 238–261. Recuperado de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/2948

Edição

Seção

Artigos Selecionados em Sistema de Avaliação Double Blind Peer Review