A Tributação da Modalidade de Compartilhamento de Dados por Streaming no Ordenamento Jurídico-tributário Brasileiro

Autores/as

  • Milene Susan Mallon Universidade da Região de Joinville (Univille)
  • Jorge Rafael Matos Universidade da Região de Joinville (Univille)

Palabras clave:

ICMS, ISSQN, licença de uso, regra-matriz de incidência tributária, streaming

Resumen

Este artigo estuda, a partir de uma metodologia qualitativa, a tributação dos serviços de streaming, regulamentada em vista do atual conflito de competência entre Estados e Municípios. Essa divergência foi gerada pela alteração da Lei Complementar n. 116/2003, que dispõe sobre a tributação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. A alteração efetuada em 2016 acrescentou o subitem 1.09 e prevê a tributação desses serviços. Da mesma forma, o Convênio n. 106/2017, exarado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, estipulou a incidência do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias sobre o mesmo fato gerador, o streaming. Assim, faz-se necessário um estudo pormenorizado das hipóteses de incidência tributária do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Como resultado, averiguou-se a impossibilidade da tributação das plataformas de streaming pelas espécies tributárias existentes no ordenamento jurídico-tributário brasileiro.

Biografía del autor/a

Milene Susan Mallon, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Acadêmica do 5.º ano do Curso de Direito da Universidade da Região de Joinville (Univille), campus São Bento do Sul/SC.

Jorge Rafael Matos, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Mestrando em Direitos Fundamentais e Democracia do Centro Acadêmico Unibrasil. Especialista em direito tributário. Professor do Curso de Direito da Universidade da Região de Joinville (Univille), campus São Bento do Sul/SC. 

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

Mallon, M. S., & Matos, J. R. (2020). A Tributação da Modalidade de Compartilhamento de Dados por Streaming no Ordenamento Jurídico-tributário Brasileiro. Revista Direito Tributário Atual, (44), 358–376. Recuperado a partir de https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/750

Número

Sección

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)