Local de Incidência do ISS e o “Ensino à Distância” com Polo de Apoio Presencial
Palavras-chave:
ISS, aspecto espacial, ensino a distância, polo de apoio presencial, estabelecimento prestadorResumo
O presente artigo visa analisar o aspecto espacial da hipótese de incidência do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) sobre os serviços educacionais prestados via transmissão de satélite a polo de apoio presencial localizado em município diverso da matriz. Trata-se do notório ensino à distância, que cresceu exponencialmente nos últimos anos em decorrência de diversas inovações tecnológicas. Pretende-se analisar especificamente a eventual configuração do polo de apoio presencial de ensino à distância como estabelecimento prestador para fins de cobrança do ISS. Dessa forma, analisa-se a jurisdição do município da matriz ou do polo de apoio presencial para exigência do referido tributo.
Referências
ATALIBA, Geraldo. Hipótese de incidência tributária. 6a ed. São Paulo: Malheiros, 2011.
BARRETO, Aires F. Curso de direito tributário municipal. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
______. ISS na constituição e na lei. 3a ed. São Paulo: Dialética, 2009.
COÊLHO, Sacha Calmon Navarro; DERZI, Misabel Abreu Machado. O aspecto espacial da regra- matriz do imposto municipal sobre serviços, í luz da constituição. Revista Dialética de Direito Tributário n.o 88. São Paulo: Dialética, 2003.
MELO, José Eduardo Soares de. ISS: aspectos teóricos e práticos. 5a ed. São Paulo: Dialética, 2008.
MORAES, Bernardo Ribeiro de. Doutrina e prática do imposto sobre serviços. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1975.
OLIVEIRA, Antonio Gonçalves de. Impôsto sôbre serviços: local de pagamento quando o serviço é prestado em mais de um município. Revista de Direito Público. Ano IV. Volume 17. 1971.
SCHOUERI, Luís Eduardo. Direito tributário. 3a ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Milton Dotta Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.