A Disponibilidade da Renda em Face da Dupla Tributação Decorrente do Conflito entre as Regras Brasileiras de Preços de Transferência e de Rendimentos Auferidos no Exterior
Palavras-chave:
Direito Tributário, preços de transferência, rendimentos auferidos no exterior, dupla tributação, momento de aquisição, disponibilidadeResumo
A aplicação concomitante das regras de preços de transferência e de rendimentos auferidos no exterior pode suscitar um conflito consubstanciado por uma dupla tributação sobre o lucro das empresas brasileiras. Com subsídio nas teorias elaboradas pelos financistas, o estudo investiga o conceito de renda positivado no Código Tributário Nacional, com especial destaque para suas duas especiais perspectivas: o momento de aquisição e a titularidade da disponibilidade da renda. Tais premissas permitem delinear a natureza da renda e suas perspectivas no âmbito de ambas as disciplinas legais. Com esse quadro, o estudo analisa os contornos do conflito e sua possível solução.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.