Descontos Condicionados e Incondicionados na Tributação do Consumo

Autores

  • André Mendes Moreira
  • Pedro Henrique Neves Antunes IBDT

DOI:

https://doi.org/10.46801/2595-6280.58.1.2024.2644

Palavras-chave:

tributação do consumo, descontos, condição, futuridade, incerteza

Resumo

O artigo busca definir o conceito de desconto “condicionado”, que atrai a incidência do ICMS e demais tributos sobre o consumo. Para tanto, são inicialmente expostos os dois sentidos do termo: o ordinário e o técnico. Demonstra-se, então, que a equivocidade decorrente da ambiguidade é a principal causa das controvérsias tributárias sobre a temática. Como solução, aponta-se como imperativa a adoção do conceito jurídico de condição – deixando de lado sua acepção ordinária, que consideraria “condicionado” todo e qualquer desconto concedido. Ao lado das explicações teóricas, são ofertados exemplos para ilustrar os argumentos.

Biografia do Autor

André Mendes Moreira

Professor Associado de Direito Tributário da USP e da UFMG. Livre-Docente e Doutor em Direito Tributário pela USP. Mestre em Direito Tributário pela UFMG. Advogado. e-mail: andre@sachacalmon.com.br

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Publicado

2024-12-15

Como Citar

Mendes Moreira, A., & Antunes, P. H. N. (2024). Descontos Condicionados e Incondicionados na Tributação do Consumo. Revista Direito Tributário Atual, (58), 25–44. https://doi.org/10.46801/2595-6280.58.1.2024.2644

Edição

Seção

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)