Créditos de Descarbonização (CBIOs)
Natureza Jurídica, Negociação e Regime Tributário
DOI:
https://doi.org/10.46801/2595-6280.58.2.2024.2645Palavras-chave:
CBIO, emissões de carbono, tributação ambiental, extrafiscalidadeResumo
O artigo trata da análise normativa dos Créditos de Descarbonização (CBIOs) no Brasil, discorrendo sobre sua natureza jurídica, analisando a tipologia de sua negociação no mercado e descrevendo o regime tributário de tais operações. A análise é realizada a partir dos diversos diplomas normativos que regem a instituição e o ciclo de vida dos CBIOs, desde a emissão, passando pela comercialização, até sua aposentação, referenciando-se ainda na prática institucional brasileira e nos precedentes jurisprudenciais sobre o tema.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aristóteles Moreira Filho, Paulo Victor Mello Alves da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O autor (ou coautor) declara que o artigo submetido à avaliação, que segue em anexo, é de sua autoria, e inédito, comprometendo-se a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Direito Tributário Internacional Atual, cedendo, em caso de aprovação do trabalho, os direitos autorais à Revista para fins de publicação do trabalho nesta edição.