O REFIS (Lei n. 9.964) e os Casos de “Valor Irrisório da Parcela”

Crítica à Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça

Autores/as

  • Miguel Záchia Paludo

DOI:

https://doi.org/10.46801/2595-6280-rdta-37-15

Palabras clave:

REFIS (Lei 9.964), exclusão, argumentação jurí­dica, Superior Tribunal de Justiça

Resumen

O principal objetivo deste artigo é analisar criticamente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça sobre a possibilidade de exclusão de contribuintes do REFIS (Lei n. 9.964) nos casos em que as prestações mensais, recolhidas de acordo com o critério legal, são insuficientes para amortizar a dívida consolidada no parcelamento. Visa-se, com isso, a verificar se o entendimento do Superior Tribunal de Justiça está, realmente, em consonância com o ordenamento jurídico brasileiro. Com esse propósito, então, serão examinados analiticamente o argumento dos contribuintes, de um lado, e o argumento da Fazenda Nacional, de outro, valorando-os a partir de uma teoria da argumentação jurídica racional e constitucionalmente orientada. Ao final, apresentar-se-á conclusão no sentido da prevalência do argumento dos contribuintes, indicando a necessidade de revisão do posicionamento do Superior Tribunal de Justiça acerca da questão em pauta.

Biografía del autor/a

Miguel Záchia Paludo

Especialista em Direito Tributário pelo Instituto de Estudos Tributários (IET)/Pontí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Advogado.

Citas

AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

íVILA, Humberto. Argumentação jurí­dica e a imunidade do livro eletrônico. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, v. 19, mar./2001.

______ . Ciência do direito tributário e discussão crí­tica. Revista Direito Tributário Atual, n. 32. São Paulo: Dialética, 2014.

______ . Função da ciência do direito tributário: do formalismo epistemológico ao estruturalismo argumentativo. Revista Direito Tributário Atual, n. 29. São Paulo: Dialética, 2013.

______ . Segurança jurí­dica entre permanência, mudança e realização no direito tributário. São Paulo: Malheiros, 2011.

______ . Sistema constitucional tributário: de acordo com a emenda constitucional n. 42, de 19.12.03. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. Novo curso de processo civil: teoria do processo civil, volume 1. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.

MOTTA, Otávio. Justificação da decisão judicial: a elaboração da motivação e a formação de precedente. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.

PORTO, Éderson Garin. Argumentação jurí­dica no sistema constitucional tributário: análise do creditamento do IPI - alí­quota zero - em julgamento no Supremo Tribunal Federal. In: FOLMANN, Melissa (coord.). Tributação e direitos fundamentais. Curitiba: Juruá, 2006.

SEGUNDO, Hugo de Brito Machado; MACHADO, Raquel Cavalcanti Ramos. Tributação e direitos fundamentais. In: FOLMANN, Melissa (coord.). Tributação e direitos fundamentais. Curitiba: Juruá, 2006.

TORRES, Ricardo Lobo. Curso de direito financeiro e tributário. 15. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Paludo, M. Z. (2017). O REFIS (Lei n. 9.964) e os Casos de “Valor Irrisório da Parcela”: Crítica à Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Revista Direito Tributário Atual, (37), 342–357. https://doi.org/10.46801/2595-6280-rdta-37-15

Número

Sección

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)