O REFIS (Lei n. 9.964) e os Casos de “Valor Irrisório da Parcela”

Crítica à Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça

Autores

  • Miguel Záchia Paludo

DOI:

https://doi.org/10.46801/2595-6280-rdta-37-15

Palavras-chave:

REFIS (Lei 9.964), exclusão, argumentação jurí­dica, Superior Tribunal de Justiça

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar criticamente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça sobre a possibilidade de exclusão de contribuintes do REFIS (Lei n. 9.964) nos casos em que as prestações mensais, recolhidas de acordo com o critério legal, são insuficientes para amortizar a dívida consolidada no parcelamento. Visa-se, com isso, a verificar se o entendimento do Superior Tribunal de Justiça está, realmente, em consonância com o ordenamento jurídico brasileiro. Com esse propósito, então, serão examinados analiticamente o argumento dos contribuintes, de um lado, e o argumento da Fazenda Nacional, de outro, valorando-os a partir de uma teoria da argumentação jurídica racional e constitucionalmente orientada. Ao final, apresentar-se-á conclusão no sentido da prevalência do argumento dos contribuintes, indicando a necessidade de revisão do posicionamento do Superior Tribunal de Justiça acerca da questão em pauta.

Biografia do Autor

Miguel Záchia Paludo

Especialista em Direito Tributário pelo Instituto de Estudos Tributários (IET)/Pontí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Advogado.

Referências

AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

íVILA, Humberto. Argumentação jurí­dica e a imunidade do livro eletrônico. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, v. 19, mar./2001.

______ . Ciência do direito tributário e discussão crí­tica. Revista Direito Tributário Atual, n. 32. São Paulo: Dialética, 2014.

______ . Função da ciência do direito tributário: do formalismo epistemológico ao estruturalismo argumentativo. Revista Direito Tributário Atual, n. 29. São Paulo: Dialética, 2013.

______ . Segurança jurí­dica entre permanência, mudança e realização no direito tributário. São Paulo: Malheiros, 2011.

______ . Sistema constitucional tributário: de acordo com a emenda constitucional n. 42, de 19.12.03. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. Novo curso de processo civil: teoria do processo civil, volume 1. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.

MOTTA, Otávio. Justificação da decisão judicial: a elaboração da motivação e a formação de precedente. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.

PORTO, Éderson Garin. Argumentação jurí­dica no sistema constitucional tributário: análise do creditamento do IPI - alí­quota zero - em julgamento no Supremo Tribunal Federal. In: FOLMANN, Melissa (coord.). Tributação e direitos fundamentais. Curitiba: Juruá, 2006.

SEGUNDO, Hugo de Brito Machado; MACHADO, Raquel Cavalcanti Ramos. Tributação e direitos fundamentais. In: FOLMANN, Melissa (coord.). Tributação e direitos fundamentais. Curitiba: Juruá, 2006.

TORRES, Ricardo Lobo. Curso de direito financeiro e tributário. 15. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Paludo, M. Z. (2017). O REFIS (Lei n. 9.964) e os Casos de “Valor Irrisório da Parcela”: Crítica à Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Revista Direito Tributário Atual, (37), 342–357. https://doi.org/10.46801/2595-6280-rdta-37-15

Edição

Seção

Doutrina Nacional (Double Peer Reviewed)